Terapia Fotodinâmica – uma terapia de auxilio na eliminação de microrganismos

março 22, 2017 - Dra. Fernanda S B Garcia

Sem comentários

A terapia fotodinâmica, ou PDT (photodynamic therapy) é um tratamento que tem ação antimicrobiana a partir da combinação de irradiação de luz laser ou de LED sobre um corante, como o corante azul de toluidina ou azul de metileno (e ainda outros que estão em estudo, como a curcumina), a combinação desses elementos produz o oxigênio singleto, um tipo de oxigênio que é tóxico para os microrganismos e tem ação na eliminação de bactérias, vírus e fungos.

Na odontologia esse mecanismo de ação para eliminação de bactérias, vírus e fungos é bastante utilizado, seja para a descontaminação de um canal durante o tratamento endodôntico, para a descontaminação das vesículas do herpes oral ou para o tratamento da candidíase oral.

Recentemente esta técnica vem sendo utilizada como complemento no tratamento da osteonecrose por bisfosfonato e osteoradionecrose, necroses ósseas que podem acontecer na cavidade oral e que muitas vezes estão contaminadas, nesse caso a PDT tem ação tanto na descontaminação da exposição óssea, quanto na bioestimulação para reparo do osso afetado pela necrose.

Essa terapia complementar tem inúmeras vantagens:
• Não causa resistência microbiana;
• Tem amplo espectro;
• Ação local;
• Seguro quando manipulado adequadamente;
• É um tratamento rápido;
• Indolor;
• Apresenta ótimos resultados comprovados por estudos científicos.

Pacientes oncológicos são ótimos candidatos à PDT para o tratamento de infecções orais recorrentes por baixa imunológica e de necroses ósseas. A terapia fotodinâmica pode auxiliar na resolução das infecções diminuindo assim o tempo de ingestão de medicamentos.

A equipe Oral Health está capacitada e oferece a PDT como complemento a diversos tratamentos. Consulte nossos profissionais.

Dra. Fernanda Garcia

Dra. Fernanda S B Garcia

Cirurgiã Dentista graduada pela Universidade do Estado do Amazonas, pós- graduanda em Odontologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Laserterapeuta - ALLASER.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *