Qual a importância do dentista no tratamento contra o câncer?

dezembro 2, 2016 - admin

Sem comentários

A quimioterapia e a radioterapia de cabeça e pescoço são as terapias de escolha para o tratamento de alguns tipos de canceres, elas têm ação sobre as células cancerígenas que possuem como característica a rápida multiplicação, já que as células de nossa boca também possuem essa mesma característica de se multiplicar rapidamente, o paciente que é submetido a essas terapias pode apresentar algumas alterações na cavidade oral.

A mucosite oral é a consequência mais importante e debilitante desses tratamentos, ela pode aparecer em forma ardência da cavidade oral ou até como feridas que impedem a alimentação e levam à interrupção do tratamento médico.

Outras alterações que podem se manifestar na boca é a diminuição ou ausência de saliva, perda do paladar, aparecimento de cáries como consequência dessa ausência de saliva, além do aparecimento de algumas infecções decorrentes da baixa imunidade do paciente, como a candidíase (ou sapinho) e a herpes.

O dentista é importantíssimo na prevenção, controle e tratamento de todas essas alterações que podem acontecer na boca. Uma minuciosa avaliação e adequação da cavidade oral (remoção de focos de infecção) é essencial antes do início do tratamento oncológico afim de minimizar as alterações.

O acompanhamento com um dentista especializado garante as orientações necessárias para que o paciente passe pelo tratamento oncológico com uma melhor qualidade de vida.

 

Dra. Fernanda Garcia,

Cirurgiã – Dentista

CRO-AM: 5411

Membro da equipe Oral Health Laser Care.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *