A importância do Cirurgião-dentista na UTI

janeiro 2, 2017 - Dra. Fernanda S B Garcia

Sem comentários

Em unidade de terapia intensiva (UTI), as infecções oriundas da cavidade bucal são responsáveis por altas taxas de morbimortalidade, sendo que seu estabelecimento se dá mais comumente pela aspiração desse conteúdo presente na boca. A Odontologia hospitalar demostra sua importância na manutenção da saúde bucal dos pacientes da UTI, no qual melhora o quadro sistêmico do paciente, evitando assim o aumento da proliferação de fungos, bactérias e consequentes infecções e doenças sistêmicas. Estudos indicam que pacientes internados na UTI e que apresentam higiene bucal deficiente, principalmente em relação ao biofilme bucal e doença periodontal estão mais propícios a adquirirem pneumonias de aspiração.

A cavidade bucal é a primeira porta de entrada para micro-organismos patogênicos respiratórios que causam infecções sistêmicas, sendo a pneumonia uma delas. A pneumonia por aspiração é o tipo mais comum de pneumonia nosocomial ou hospitalar e é uma infecção que afeta os pulmões sendo causada por diferentes tipos de agentes etiológicos entre eles bactérias, fungos e vírus. Essa doença representa uma significativa causa de morbidade e mortalidade, diagnosticada 48 horas após a internação do paciente na UTI. A ausência de atenção com a higiene bucal e a diminuição do fluxo salivar resulta no aumento da quantidade e complexidade da placa dental, que pode favorecer a interação entre bactérias e patógenos respiratórios e bacilos do intestino.

A avaliação da condição bucal e necessidade de tratamento odontológico em pacientes hospitalizados exigem o acompanhamento por um cirurgião-dentista habilitado em Odontologia Hospitalar. A Odontologia se faz necessária na avaliação da presença de biofilme bucal, doença periodontal, presença de cáries, lesões bucais precursoras de infecções virais e fúngicas sistêmicas, lesões traumáticas e outras alterações bucais que representem risco ou desconforto aos pacientes hospitalizados. Sabe-se que os cuidados bucais, quando realizados adequadamente, reduzem muito o aparecimento de pneumonia associada ao uso de ventilação artificial, nos pacientes em UTI.

 

Dr. Paulo Mourão

Cirurgião-dentista

CRO: 4896 AM

Membro equipe Oral Health Laser Care

Dra. Fernanda S B Garcia

Cirurgiã Dentista graduada pela Universidade do Estado do Amazonas, pós- graduanda em Odontologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Laserterapeuta - ALLASER.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *